Como se preparar para as vendas de Natal?

Como se preparar para as vendas de Natal?

Então é Natal? Ainda não! Mas já é hora de algo muito importante: planejar as suas estratégias de venda para aproveitar o máximo possível esse período de negócios. O final de ano é a temporada que mais movimenta o comércio em diferentes setores. Com a chegada do 13º salário, as compras aumentam e a economia se movimenta num ritmo próprio e característico da época.

Com a cultura de se adiar e deixar as coisas para mais tarde, um risco constante é o de se perder boas oportunidades. Para que isso não aconteça com o Natal de 2022, separamos algumas dicas para planejar vendas e negócios:  

1 – Encomende suas embalagens temáticas com antecedência

Parece um detalhe, mas quanto mais bonito o seu produto for apresentado, maior as chances dele “se vender sozinho”. Embalagens tornam as coisas atraentes para o público. Pense bem, talvez isso já tenha acontecido com você: decidir comprar determinada coisa só porque tinha uma caixa, um pacote bonito (ex: recentemente comprei uma sopa congelada apenas porque vinha em um pote plástico no formato de mini-panela; o pote atraía mais que a sopa e ficou guardado após o uso, recordando a empresa onde ele foi comprado).

Pensar nas embalagens antes do período de Natal te ajuda a estudar os gostos do público e a descobrir formas de vender ainda mais. A Multicaixasnet pode te ajudar nesse processo, ela é a maior especialista no e-commerce de embalagens no Brasil. Entre em contato para saber mais sobre isso.

Ah, e utilizando as embalagens certas é possível montar kit presentes e combos 2 em 1. Isso facilita a vida do consumidor, te ajudando a vender mais.

2 – Confira os dados do último ano e estude quais serão as tendências

Viemos de anos atípicos para a economia. A pandemia impactou o mundo de uma forma inesperada. Isso fez com que os hábitos do consumir se transformassem. Para aproveitar bem esse período, é importante fazer um estudo de como foram as suas vendas nos dois últimos anos. Também analisar os caminhos e as projeções de especialistas para aquilo que vem pela frente.  Sites e blogs como o do Sebrae, do CNDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o Portal da Indústria e de especialistas de mercado (como a revista PeGn) trazem insights e tendências para o rumo dos negócios. Fique atento ao seu setor e aos rumos que ele está tomando.

3 – Planeje o melhor atendimento possível com sua equipe

O bom atendimento é tudo. Isso faz ganhar ou perder clientes. Como a época de Natal é mais movimentada, é importante já prever os desafios e estratégias para conquistar o público. Pense em cupons de desconto para primeira compra, em venda de combos, na possiblidade de brindes e diversas outras estratégias para que a pessoa se sinta bem-atendida e deseje mais de você para o futuro. Aqui entra também a simpatia e o acolhimento da parte dos vendedores, que é o diferencial para bons negócios. Como serão diversos clientes chamando ao mesmo tempo, é interessante traçar estratégias para que todos sejam bem atendidos – vale, inclusive, pensar na contratação de funcionários temporários ou, em empresas familiares, contar com a ajuda de amigos e parentes para atender melhor o público.  

4 – Crie estratégias que atraiam mais pessoas

Se sua empresa é loja física, aposte em roletas, brindes, espaços instagramáveis para se tirar fotos, crie ambientes em que as pessoas queiram estar. Se seu negócio é no delivery ou no e-commerce, pense em cupons, ofertas exclusivas, sorteios, etc. Não deixe, também, de divulgar seus produtos. Seja pelas mídias sociais, que são gratuitas, ou por investimento financeiro, é importante que o público conheça e deseje as suas peças. Aposte em fotos, vídeos e materiais diversos. Crie grupos pelo Whatsapp, indique ofertas exclusivas para determinados canais, torne seu negócio conhecido. Ah, e lembre-se que a decoração atrai, capriche nela!

5 – Invista num “Natal antecipado” como estratégia para o período natalino

Antes de chegar o Natal, algumas datas marcantes movimentam o comércio: Dia das Crianças, Dia do Professor, Halloween, Copa do Mundo. Aproveite esses momentos para ganhar a confiança dos clientes. Se possível, anote os contatos para enviar ofertas e dicas. Na época natalina, chame todos eles e mostre do que você é capaz e o que tem a oferecer.

Embalagem personalizada para o Natal, feita na MultiCaixasNet