5 dicas para o sucesso com o seu unboxing
A expressão “unboxing experience”, traduzida do inglês, descreve o ato de tirar algo de dentro da caixa. Mas, mais do que isso, esse conceito se tornou uma estratégia para encantar e conquistar clientes, principalmente por compras via e-commerce.
O que é unboxing na prática?
Quando uma pessoa faz um pedido numa loja virtual, ela cria expectativa sobre todo o processo, o que pode resultar em uma experiência positiva ou negativa. Aí entra a proposta concreta: unboxing experience significa encantar, surpreender positivamente o público, de forma a gerar cada vez mais pedidos na loja.
Concretamente falando, esse tipo estratégia é um conjunto de ações na hora de embalar seus produtos. Abaixo separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso com seu trabalho:
1. Escolha uma embalagem de qualidade
Ao buscar sua embalagem ideal, leve em conta alguns critérios: resistência, funcionalidade, aparência visual, peso e dimensões.
Se possível, aposte em versões personalizadas com sua marca. Mas, se você está começando e ainda não quer investir financeiramente nisso, existem várias opções de caixas e envelopes que podem se encaixar ao seu negócio.
A MultiCaixasNet tem diversas sugestões criativas para unboxing, tanto num estilo mais romântico e delicado (em tons pastéis), como opções despojadas, modernas e até mesmo engraçadas – clique para conhecer.
Ah, uma dica extra é pensar em embalagens que o cliente possa guardar e continuar utilizando mais tarde, assim ele sempre lembrará da sua marca.
2. Crie suspense: “esconda” o produto
Essa dica, ligada à curiosidade, é um fator diferencial na experiência do usuário. Ser surpreendido aumenta a expectativa e gera um gatilho mental positivo durante o processo de compra.
Mas, como “esconder” seu enviado? Envolva com papel de seda ou outro material, de forma a revelar o conteúdo da caixa aos poucos. Se desejar, acrescente uma fita envolvendo o papel, assim a pessoa verá o cuidado, o capricho e se sentirá única ao desamarrar o laço.
3. Trabalhe a embalagem por dentro e por fora
É importante agrupar os produtos de forma harmônica, deixando a aparência física mais bonita e elegante. Como o pacote será postado e passará por diversas movimentações, cuide para que tudo fique bem encaixado e não saia do lugar, especialmente se for um enviado frágil.
Na parte externa, além de observar a melhor caixa ou envelope, você também pode contar com lacres e adesivos para uma finalização com detalhismo.
4. Aposte nos estímulos sensoriais
Como vimos anteriormente, a aparência visual é fundamental. Mas, além da visão, é possível estimular também a outros sentidos, como o tato, o paladar e o olfato.
Tato: acrescente peças que a pessoa possa manusear, como cartões, tags e outros mimos
Paladar: há brindes personalizados que também ajudam a divulgar sua marca, como balas e bombons, e podem acompanhar o pacote.
Olfato: Antes de colocar os produtos na caixa, esborrife perfume ou alguma essência que identifique sua marca; ou então acrescente sachês aromatizados.
5. Crie vídeos sobre seu unboxing
Uma pesquisa realizada pela Google indica que 55% das pessoas usam vídeos para determinar suas compras (conclusões postadas no blog Think With Google). Nessa mesma linha, uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI mostra que 88% das pessoas já descobriram novas marcas ou produtos assistindo a vídeos online.
Nem é preciso dizer o potencial dos vídeos para o seu negócio, não é mesmo?
Invista em criação de conteúdo para sua empresa. Grave não apenas os produtos, mas a forma que você os embala. Isso mostrará a qualidade do seu serviço e instigará mais pessoas a desejarem essa entrega.
E, por último, fique atento ao envio
Isso é fundamental, já que uma entrega em atraso, ou que danifique seu pacote, fará seu trabalho perder grande parte da credibilidade.
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