Quais os principais erros no delivery e como evitá-los?
Quando bem gerenciado, o delivery pode representar uma vasta parcela de lucro para as empresas. E ele, por si só, merece atenção e um cuidado exclusivo. Mas, você sabe quais são os principais erros no delivery?
Reunimos aqui dicas para todos que trabalham com delivery, seja de comida ou de diversos outros produtos. Confira quais são os maiores desafios para atuar na venda com entrega à domicílio.
A lista dos principais erros no delivery
Confira quais são os maiores riscos e nossas dicas para ter sucesso ao gerenciá-los:
Não separar as vendas no local das vendas por entrega
Manter o mesmo time trabalhando diante do atendimento no local e do atendimento no delivery é um risco. Dividir a atenção pode comprometer o tempo de entrega e a qualidade do serviço.
Se possível, deixe uma pessoa responsável exclusivamente pelo delivery. Caso seja inviável, é importante ter claro quem será a pessoa de referência para os pedidos e as entregas.
Não escolher as embalagens certas
A embalagem é fundamental nas vendas por delivery, pois elas levam o seu rosto, ou seja, a imagem do seu negócio até o cliente.
É fundamental saber escolher o material, as cores, estampas e embalagens adequadas para suas entregas. Ah, e importante: não precisam ser caras, pois existem diversas opções que se adequam a vários perfis de empresa.
A MultiCaixasNet é especialista no segmento de embalagens e pode te ajudar a encontrar os modelos perfeitos que você precisa. Entre em contato!
Não separar o controle financeiro do delivery
Outro erro é administrar os serviços de delivery junto com todo o caixa da empresa (veja mais sobre fluxo de caixa). É importante saber separar quanto entra e quanto sai especificamente pelo delivery, para reconhecer se ele está dando lucro ou não.
Para ter clareza, é necessário calcular as entradas e também as despesas geradas, como combustível, motoboy, embalagens, etc. Qual o valor do seu custo de operação? Quanto você tem ganhado? Coloque tudo isso na balança e, caso perceba que ela está desequilibrada pelo lado negativo, busque formas para otimizar o serviço.
Não treinar sua equipe para um bom atendimento
“O atendimento é tudo”, costumam dizer. Talvez essa frase não seja totalmente verdadeira, mas tem um significado profundo. O desleixo, a má vontade, falta de atenção são situações que não podem fazer parte de um estabelecimento que quer se destacar.
Mesmo pelo telefone ou por chat, os clientes desejam um atendimento diferenciado, humano e exclusivo.
Limitar-se a um único canal de vendas
Aqui está outro erro sério no delivery. É preciso estar disponível de várias formas, para que o cliente sempre consiga chegar até você.
Imagine se suas redes sociais são bloqueadas, ou se seu telefone está com instabilidades, ou tantas outras situações que podem ocorrer?! Linhas ocupadas também são um desafio.
Facilite o contato em diferentes meios e plataformas, aqui falando tanto de aparelhos e linhas telefônicas, como também aplicativos.
Desorganização com o cardápio
Uma das demandas que tomam tempo é explicar as opções do cardápio, seja por telefone ou aplicativo. Deixe ele facilmente acessível, para que a pessoa possa já chegar pronta com o pedido.
Inclua também as dicas da casa e sugestão, pois um “empurrãozinho” pode fazer a diferença e aumentar o pedido.
Não planejar o tempo
Organize as rotas de entrega, pois isso te ajuda a ganhar tempo e economizar combustível.
No planejamento, também veja quais locais são viáveis de levar os pedidos. Até quanto quilômetros você pode entregar? Em quanto tempo seu pedido fica pronto? Essas perguntas te ajudam a organizar a rotina e ver o que é possível realizar.
Veja mais dicas, em nosso blog, para trabalhar com delivery.