Como surgiram as embalagens?

Como surgiram as embalagens?

Já parou para pensar como surgiram as embalagens? Por incrível que pareça, estamos falando de séculos: provavelmente surgiram há mais de 2 mil anos a.C.

As primeiras embalagens foram confeccionadas com troncos de árvores, as conchas, os crânios de animais, as folhas de árvores, tecidos e vários tipos de elementos naturais.

O desenvolvimento das embalagens veio com a evolução humana. Partimos de um período no qual o homem consumia os alimentos e cuidava dos seus pertences no próprio local de origem deles, por isso, não havia necessidade de uma embalagem para transporte.

Com a evolução humana, começaram a surgir atividades como a caça, a pesca e a colheita. E aí vem a questão: como guardar esses alimentos? Era preciso proteger da chuva, do sol e das adversidades, também transportar tudo, quando fosse necessário.

Dessa forma, junto com o desenvolvimento do ser humano, vieram as primeiras embalagens. Elas eram rústicas, como cestos artesanais, cabaças, bolsas de pele, embrulho em plantas e outras mais.

Quando as embalagens chegaram ao Brasil?

Embalagens históricas de vidro

Existem estudos variados sobre esse tema. Alguns pesquisadores afirmam que tudo começou com a chegada do Príncipe de Nassau, em 1637. Ele veio acompanhado de artesãos e contruiu, no Pernambuco, uma oficina para produzir frascos e vidros para embalagens. Esse seria o primeiro modelo “comercial” de criação de embalagem.

Como grande parte da indústria nacional, o desenvolvimento do setor veio apenas em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. Nessa época, apesar das produções avançarem, tudo era muito limitado. Existiam quatro tipos de embalagem: sacos de papel, usados para embalar café, açúcar e algodão; garrafas de vidro, utilizadas para bebidas e embutidos; latas e barris de madeira para diversos tipos de produto.

O grande período de desenvolvimento das embalagens

Após esse avanço lento, a Revolução Industrial finalmente fez com que as embalagens decolassem. A invenção da máquina a vapor possibilitou que elas chegassem com mais rapidez e facilidade até os consumidores. Além disso, a máquina a vapor também deslanchou outros tipos de indústrias que, consequentemente, precisavam de embalagem – isso aumentou a demanda por diferentes tamanhos, formas e tipos de invólucros.

Curiosidade: Em 1815, Napoleão Bonaparte ofereceu um prêmio para quem criasse uma maneira de manter os alimentos frescos durante as viagens e aí surgiram as latas descartáveis.

Interessante, não é mesmo?

Até a próxima, com mais informações e curiosidades.

Com informações da Abre (Associação Brasileira de Embalagem) – abre.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *