UX: Dicas sensoriais para seu e-commerce
Se você trabalha com venda online de produtos, então não está, provavelmente, em contato pessoal e direto com seus clientes. Sabendo isso, para ajudar na experiência do usuário (UX) e conquistar mais vendas, é necessário pensar em estratégias novas. Uma possibilidade é, dentre outras, trabalhar os sentidos no unboxing e na sua loja virtual. Para te ajudar com isso, trazemos algumas dicas sensoriais para e-commerce.
Vamos recordar, de início, quais são os cinco sentidos, antes de ver como abordá-los: visão, tato, paladar, olfato e audição.
Algumas dicas sensoriais para e-commerce
A princípio, pense em duas situações: a primeira é sua loja virtual e o ambiente dela; a segunda é a entrega dos produtos na casa do consumidor. Nesses dois casos você pode trabalhar melhor os sentidos do cliente.
As dicas sensoriais para sua loja virtual
Pense, em primeiro lugar, no ambiente da sua loja online. Você pode iniciar ali uma boa experiência sensorial para os navegantes digitais.
Nem todos os sentidos serão abordados, pois há limitações, mas é possível fazer algumas adaptações. Utilize o espaço da descrição dos produtos para trabalhar especialmente o paladar e o olfato. Compare o cheiro e o sabor do seu produto com peças conhecidas da pessoa. Por exemplo: dizer “blusa em tom vermelho morango” faz a pessoa ir além da cor e da foto, vinculando a peça com as cores, sabor e cheiro da fruta.
Cuide também do espaço visual da sua loja, incluindo imagens harmônicas e bem produzidas. Outra possibilidade, ao mesmo tempo, é incluir música de fundo, ou vídeos dos produtos com músicas.
Para trabalhar o tato, descreva a textura e as características da peça. Também o peso, as dimensões e tudo ligado à parte externa.
Como trabalhar os sentidos no e-commerce
A segunda situação, por outro lado, é a entrega dos produtos e a experiência unboxing. Ali sua empresa estará frente a frente com o cliente e é preciso aproveitar a oportunidade.
Prepare, de início, uma boa apresentação visual. Escolha a embalagem certa para sua empresa, que combina com seu estilo – veja aqui as opções da MultiCaixasNet. Prepare papel de seda e adesivos para combinar e agregar valor (leia também: adesivos para e-commerce: modelos lindos).
Para trabalhar o tato, inclua cartões com mensagens especiais (veja dicas aqui). Prepare algo que a pessoa possa interagir, como caça palavras, forca, etc. Aproveite e inclua o trecho de uma música, assim você desperta, ao mesmo tempo, a audição.
A parte olfativa pode ser instigada, em conjunto, por meio de sachês aromáticos ou essências aspergidas na caixa.
Para finalizar, acrescente uma bala, um salgado, algum tempero, algo que traga uma boa experiência de paladar.
Gostou das dicas?
Acompanhe sempre mais novidades sobre e-commerce em nosso site. Leia mais artigos aqui.