Embalagens Instagramáveis – O que são e como criar?

Embalagens Instagramáveis – O que são e como criar?

Elas podem se tornar um importante veículo de comunicação e venda na era das redes sociais

“Adorei este lugar, vamos postar e marcar que estamos aqui?” Você já disse ou já ouviu essa frase antes? Talvez não tenha pensado sobre isso (ainda), mas milhares de pessoas levam o ambiente visual em consideração quando estão em determinados estabelecimentos – e essa regra vale, também, para a aparência dos produtos consumidos.

As embalagens “instagramáveis” são aquelas com uma proposta de design criativa e atraente. São uma grande tendência na era das mídias digitais, quando a estética é cada vez mais importante.

Por que apostar em embalagens personalizadas “instagramáveis”?

Não é novidade que as embalagens são ferramentas eficazes de marketing e as chamadas “instagramáveis” são ainda mais focadas nesse sentido – elas são pensadas para que o consumidor pegue o celular, tire uma foto e publique em seus perfis. Com isso, gera uma mídia orgânica (gratuita) e espontânea da parte do público. 

Como a “mídia orgânica” é uma conquista de alto valor dentro das ações de marketing das empresas – a mais buscada – as embalagens já não são vistas só como invólucro, mas como parte da identidade. Se bem pensadas, elas podem conduzir uma marca e, talvez, até mesmo uma empresa inteira.

Como criar embalagens instagramáveis?

Mas – você pode pensar – como eu crio uma embalagem nesse estilo para minha empresa? Separamos hoje algumas dicas para te ajudar a imaginar, criar e realizar esse desejo:

1. Pense na funcionalidade

O primeiro passo é compreender como o cliente vai receber o pedido, colocar-se no lugar dele e desenvolver o projeto a partir disso. Quais características o seu produto tem? Pense no transporte, no manuseio, na abertura do pacote. Há casos especiais, como o dos alimentos, que necessitam de cuidados com a temperatura, com vazamentos, com a absorção de gordura, etc. Se a embalagem não conseguir responder a essas necessidades, todo o esforço do preparo será perdido.

Deixar espaço para anotar o sabor do pedido é uma sugestão de funcionalidade – repare que o lanche sai da “gaveta”

2. Invista em uma boa identidade visual

Ela será seu grande diferencial. A embalagem é o primeiro contato do público com o produto e precisa expressar as virtudes e qualidades daquilo que ela carrega. Especialistas em marketing chegam a afirmar que “embalagem e produto se tornam uma coisa única”.

Pense em imagens interessantes, mas também em frases ou expressões que caracterizem bem sua marca. Evidencie as cores, fontes e elementos da empresa, indicando harmonia em todo o conjunto visual.

3. Crie hiperlinks a partir da embalagem

Os QR codes abrem infinitas possibilidades de interação com os clientes. Por meio deles é possível direcioná-los a vídeos e mensagens especiais falando sobre a empresa, a uma playlist do Spotify, a livro com dicas ou receitas, etc. Não esqueça, também, de incluir o endereço de suas páginas online. Embalagens bem pensadas permitem ampliar e expandir o contato com o público.

4. Seja ousado, mas planeje as despesas de acordo com a realidade do momento

Avaliar o investimento da empresa sobre o custo das embalagens é um passo importante. Muitos têm a possibilidade de investir alto nisso – o que é ótimo! Mas se esse não é o seu caso, há também alternativas interessantes que podem ajudar sua marca a alavancar vendas. Se você não possui muito para investir, procure por embalagens funcionais, padrões, e com pequenas personalizações que identifiquem sua empresa. A MultiCaixasNet é especialista nisso e pode te ajudar, para saber mais, entre em contato – WhatsApp

5. Surpreenda

Além de envolver e proteger o produto, esse tipo de embalagem se torna uma experiência para o consumidor. Pense em ideias que te diferenciem, por exemplo, deixando um espaço próprio para escrever mensagens à mão para os clientes, ou designs que permitam a eles reutilizar sua embalagem após o uso.   

Mãos à obra, criatividade e inspirações podem te ajudar a fazer das suas embalagens boas parceiras e excelentes divulgadoras da sua marca e do seu negócio.