O que é tipografia e como usá-la a seu favor

O que é tipografia e como usá-la a seu favor

Imagine que você precisa criar uma embalagem personalizada com a sua marca e, além dela, você planeja incluir uma frase, palavra ou algum texto. Pensou? Então, vem a seguinte questão: que estilo de fonte utilizar nessa frase? São muitas possibilidades e, justamente por isso, conhecer o que é tipografia é tão importante.

Esse termo é composto por dois elementos da língua grega: týpos, que significa “impressão”, e graphía, que quer dizer “escrita”.

Mas, afinal, o que é tipografia?

No dicionário encontramos a seguinte definição: tipografia é a “arte e técnica de compor e imprimir com tipos, abrangendo as diferentes etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e o acabamento”. Atualmente, mais do que imprimir com tipos, ela representa o estudo das letras que compõem um texto.

De forma simples, tipografia é a aparência de um texto. É a forma que você utiliza para transformar suas ideias em um texto escrito, buscando harmonia e uma identidade que te defina.

Por que a tipografia é importante para sua marca?

Os autores Ambrose e Harris dizem que “a tipografia é um dos elementos que mais influencia o caráter e a qualidade emocional de um projeto. Ela pode produzir um efeito neutro ou despertar paixões, simbolizar movimentos artísticos, políticos ou filosóficos, ou, ainda, expressar a personalidade de um indivíduo ou organização”[1].

As fontes que você utiliza dizem muito sobre seu estilo de empresa e a imagem que você passa, como veremos mais abaixo.

Alguns conceitos básicos para entender

Em linha de regra, existem 4 classificações primárias para o estilo das fontes (das letras), que são: Serif (com serifa), Sans Serif (sem serifa), Script (simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).

Cada “família de letras” também pode, por sua vez, abrigar esses tipos de variação: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold (todas com a variação em Itálico também).

As fontes com serifa são aquelas que têm hastes e prolongamentos no final de suas letras. Elas transmitem seriedade e formalidade à marca. São adequadas para livros e grandes volumes de texto impresso, pois os traços contribuem na fluidez da leitura, reduzindo o cansaço visual.

As fontes sem serifa não apresentam o tracinho no final das letras. Elas têm como característica a simplicidade e objetividade visual. Na psicologia das fontes, este estilo representa clareza, sensibilidade e honestidade. São mais utilizadas em títulos, chamadas e nos textos digitais.

As fontes caligráficas se aproximam da caligrafia manuscrita. Elas são divididas em formais (com mais floreios e ornamentos) e casuais (mais simples e objetivas). Esse estilo costuma transmitir elegância e liberdade, criatividade e singularidade.

Dicas para escolher sua tipografia

  • Conheça sua identidade

O primeiro passo é descobrir o estilo da sua empresa: formal, descontraído, elegante, retrô, rústico, conectado, minimalista… A fonte precisa transmitir essa informação, por isso, esse é o primeiro passo a se definir.

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  • Pesquise e combine fontes

Encontre modelos e inspirações de tendências. Combine estilos diferentes, por exemplo: alguma letra caligráfica em destaque e outras sem serifa para complementar. Dica: tenha sempre anotado quais são as fontes que você utilizou e mantenha elas nos outros projetos da sua empresa (como posts do Instagram, folders, banner, etc.) – isso compõe sua identidade visual.

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  • Preze pela clareza e facilidade de leitura

É importante que o texto tenha fluidez e fácil leitura. As fontes caligráficas, por exemplo, ficam lindas em palavras e frases curtas, mas não são indicadas para textos longos. Ao “bater o olho”, é importante conseguir “escanear” o texto com facilidade e agilidade.

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  • Equilibre o tamanho das fontes com a hierarquia das informações

As palavras mais importantes, que são o destaque do texto, precisam ter um tamanho maior. Isso fará com a pessoa leia primeiro a informação mais relevante, depois as secundárias.


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[1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Tipografia – Composição, estilo e aparência dos tipos e das faces tipográficas. Bookman, 2011.

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