A embalagem perfeita de ovos de Páscoa
Chegou a Páscoa e o outono. Há um ritual popular que pode ser desfrutado: a entrega de ovos de Páscoa de chocolate. Ele também pode proporcionar um bem-vindo adiamento da realidade. O ovo de chocolate sempre esteve no topo da classificação dos doces nesta época do ano.
O ovo, desde os tempos antigos, sempre foi um símbolo de nascimento, crescimento e renovação. E o chocolate tem uma associação popular com indulgência e o Ovo de Páscoa tem sido um presente tradicional para crianças, ligado à quebra do jejum da Quaresma.
Enquanto os próprios ovos comunicam estes valores ao consumidor, o mesmo acontece com a embalagem do produto. As embalagens de ovos de chocolate podem espalhar valores adicionais, tais como nostalgia e brincadeira. Lembrar as pessoas de seus tempos mais simples durante a juventude e encorajar a brincadeira pode trazer conforto emocional em meio à ruptura da normalidade.
O comercial
Cada vez mais, as empresas de alimentos e bebidas estão apelando para as expectativas dos consumidores por meio de suas embalagens para obter uma vantagem competitiva. As marcas desempenham um papel de apoio na sociedade – proporcionando trocas justas de bens e serviços, diferente dos governos e sem fins lucrativos.
Para cumprir este papel, precisam ativar seu propósito. Agora, mais do que nunca, elas têm que garantir que seus valores sejam comunicados de forma autêntica, clara e relevante.
É importante que o propósito esteja alinhado com os valores culturais predominantes durante este tempo desafiador (por exemplo, ser compreensivo, proporcionar conforto). Caso contrário, eles serão presumidos como não-autênticos e insensíveis, utilizando a crise principalmente para seu próprio benefício.
Portanto, as marcas devem considerar cuidadosamente o tom de voz ao se comunicarem com seu público alvo e alinhá-lo com o cenário cultural em mudança. Isto exige consideração e sensibilidade às realidades mutáveis das vidas dos consumidores, tais como emprego e bem-estar. Entendendo o contexto cultural em mudança, a marca opera em se tornou mais crucial do que nunca.
Como se destacar
Devido às restrições pandêmicas, os consumidores estão passando menos tempo comprando nos supermercados, o que resulta em menos atenção para as marcas nas prateleiras. É claro que algumas categorias de produtos serão marcadas como padrão essencial neste momento, mas infelizmente – outras não teriam esse sucesso.
As marcas devem explorar seus valores que se alinham com a percepção da necessidade do consumidor, por exemplo, a necessidade de conforto emocional ou de segurança sanitária. E os ovos de Páscoa de chocolate não são diferentes.
Embora tipicamente percebidos como um produto alimentar infantil, cada vez mais empresas estão customizando seus produtos e embalagens para apelar para a população mais idosa. É interessante ver como todas as marcas – desde a própria oferta do supermercado, até os confeiteiros populares e as marcas de luxo têm sido capazes de trazer ludicidade e nostalgia ao seu design.
A tranquilidade da natureza
A embalagem emergente da Páscoa está sinalizando conforto, particularmente calma e renovação, através da inesperada e sofisticada reinvenção do que pode ser um “ovo de chocolate” da Páscoa. A suave paleta pastel alude às cores desta estação frequentemente encontrada em um ambiente familiar, como plantas e sol.
Ao mesmo tempo é importante parecer moderna e culturalmente relevante, atualizando a tradição por meio de um objeto alimentar de forma oval, mas não-convencional, no contexto da Páscoa.