Psicologia das cores nas embalagens
Você conhece a Psicologia das cores? Ela estuda a influência das cores no comportamento humano e nas emoções, desejos e etc. Para o marketing, esse conhecimento é fundamental. As várias tonalidades, quando utilizadas de maneira estratégica, podem influenciar a decisão de compra dos clientes. E, nas escolhas e compras realizadas pelo público, as embalagens são protagonistas do processo.
O psicólogo Robert Plutchik criou a chamada “roda das emoções”, baseada na teoria da psicologia evolutiva das emoções, relacionando-as com as cores.
Veja abaixo o estudo de algumas cores:
AMARELO
Invoca o intelectual e as atividades mentais. Está também ligado ao otimismo, entusiasmo, alegria e excitação.
AZUL
Estimula a criatividade e transmite confiança. Além disso, remete à segurança, leveza e espiritualidade.
BRANCO
Ligada ao pensamento lógico e comunicação.
MARROM
Passa ideia de exclusividade e ligação com a natureza.
PRETO
Sentimentos e memória emocional.
ROSA
Inovação e jovialidade.
VERDE
Apelo sustentável e equilíbrio. A cor também é associada à esperança, à saúde e à juventude.
VERMELHO
Ação e senso de urgência. Ela possui o efeito de estímulo do apetite, além de acelerar o ritmo cardíaco.
Qual a sua escolha para sua empresa?