Embalagem ecológica – vale a pena investir!

Embalagem ecológica – vale a pena investir!

Linhas sustentáveis ganham cada vez mais a preferência dos consumidores

A consciência ecológica dos brasileiros cresce ano a ano, como demonstram pesquisas diversas sobre esse tema. É uma realidade que impacta toda a economia, a indústria e o comércio, já que o consumidor verde se preocupa com “o meio ambiente em seu comportamento de compra, buscando produtos que sejam percebidos como mais amigáveis ao meio ambiente”.[1]

Perguntas como “Quais ações essa empresa toma para preservar a natureza? Que contribuições ecológicas ela traz?” são decisivas para muitos compradores.

Refletindo sobre instituições e negócios, não podemos deixar de falar sobre as embalagens. O professor Eduardo Romeiro Filho, do departamento de Engenharia de Produção da UFMG, afirma que a embalagem pode se tornar responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do produto, fazendo o projeto da embalagem ser fundamental para a inserção do produto no mercado, para seu posicionamento entre concorrentes e para sua imagem com os consumidores.[2]

Por que a embalagem sustentável é um diferencial de mercado?

Ela é um veículo de informação tanto para o comprador quanto para quem distribui e vende o produto. Segundo o pesquisador espanhol Angel Luis Fantoni, a embalagem passou a ser o contato direto entre o fabricante e o consumidor, atuando como “vendedora”, já que ela sozinha transmite a imagem do produto e a assinatura do fabricante.[3]

A partir desse novo cenário, diversas opções de embalagens sustentáveis começaram a surgir.

O que são as embalagens ecológicas?

Também chamadas de eco-friendly ou sustentáveis, elas são feitas a partir de matérias-primas recicladas, reutilizadas ou reaproveitadas.

Esse modelo surge como alternativa às embalagens tradicionais e tem como ideia central reaproveitar o lixo, causar um impacto menor à natureza e manter uma cadeia permanente de reutilização.

É interessante lembrar que o plástico leva cerca de 450 anos para se decompor, já as embalagens de papel duram de 3 a 6 meses – sobre isso, também é necessário atentar-se para a procedência da madeira que dá origem ao papel, se ela é proveniente de áreas de reflorestamento.

Conheça a linha Ecológica da MultiCaixasNet

A MultiCaixasNet oferece diversos tipos de embalagens sustentáveis, para vários segmentos de mercado – como o setor de alimentação (Fast-Food, restaurantes, doces, sorveterias, etc), o setor de perfumaria, de roupas e outros produtos de consumo.


[1] COBRA, Marcos; BREZZO, Roberto. O novo marketing. Rio de Janeiro, 2010

[2] ROMEIRO FILHO, Eduardo. Projeto de produto. Rio de Janeiro: Elsevior, 2011.

[3] FANTONI, Angel Luis Cervera. Envase y embalage: la venta silenciosa. 2. ed. Madrid: Esic, 2003.