O que as cores da marca podem revelar sobre seu negócio

O que as cores da marca podem revelar sobre seu negócio

As cores de sua marca podem dizer mais do que você pode imaginar sobre seu negócio. A psicologia da cor pode ajudar sua empresa a estabelecer confiança e familiaridade, despertando as emoções certas. Não é surpresa que as marcas mais populares do mundo tenham uma forte associação com seus logotipos. Suas cores tendem a refletir sua marca, mesmo quando não envolvem nenhum texto sobre elas.

Isto se deve ao poder das cores e à sua capacidade de aumentar o reconhecimento da marca com as reações desejadas que elas podem provocar. Estudos constataram+. que a cor de um produto influencia de 60 a 80% da decisão de compra de um cliente. Isto significa que a escolha correta da cor não só fortalece a associação da marca, mas também pode afetar suas vendas totais.

Como comerciante, é útil explorar como a psicologia das cores pode enviar a mensagem certa ao seu público-alvo. As cores de sua marca devem ser integradas em todo o seu site, suas páginas de destino, seu logotipo, seu produto e qualquer outra garantia que você esteja criando. Uma marca mais forte aumenta o impacto de ver o uso correto das cores causando um impacto em seu negócio.

Decidimos analisar mais de perto todas as cores e como cada comerciante pode usá-las para se conectar com seu público.

Analisando as 100 Marcas Mais Importantes do Mundo

Queríamos analisar as 100 principais marcas do mundo, definidas pelo valor de sua marca, para explorar os usos mais populares das cores.

Aqui está o que encontramos

O azul parece ser a cor vencedora, pois aparece em 33% das 100 maiores marcas. O vermelho vem em segundo lugar ao aparecer em 29% das marcas, e o preto ou a escala de cinza fazem a terceira escolha mais popular com 28%. Finalmente, 13% usam amarelo ou dourado.

O que é interessante é que 95% das 100 maiores marcas usam apenas uma ou duas cores. Isto pode ser explicado como uma tentativa de manter a consistência, permanecendo simples em sua marca.

Além disso, o texto não é importante para muitas destas marcas, pois apenas 41% o envolveram em seus logotipos.

Isto serve como prova de que um logotipo forte pode fazer uma conexão com o público, mesmo sem o uso de texto para complementá-lo. Na verdade, 9% das marcas nem sequer tinham o nome de sua empresa em seu logotipo, indo um passo além com a simplicidade de seus logotipos.

Como as pessoas respondem às cores das marcas?

Cada cor provoca uma resposta diferente da dos seres humanos. As cores podem ser divididas em duas categorias principais: quente e fria. As cores quentes tendem a ser associadas à energia, enquanto as cores frias são ligadas à calma e à segurança.

Mas como cada uma das seguintes cores nos afetam e o que isso significa para sua marca? Aqui está uma visão geral do que diferencia cada cor e como sua marca pode escolher a mistura certa delas.

Vermelho

O vermelho evoca uma resposta apaixonada e visceral. É uma cor que aumenta seu ritmo cardíaco, torna sua respiração mais rápida e está geralmente associada à energia, excitação e paixão. É uma das cores que desperta a atenção, ao mesmo tempo em que pode ser provocante e excitante.

Código de cores: agressivo, energético, provocante, que chama a atenção, apaixonado.

Púrpura

O roxo é uma cor sofisticada mas misteriosa. Tende a ser usado com produtos de alta qualidade devido a sua associação com a realeza e elegância. O elemento misterioso do roxo também está ligado à espiritualidade, e pode trazer um elemento mágico à sua marca.

Código de cores: realeza, sofisticação, nostalgia, mistério, espiritualidade

Azul

O azul é a escolha de cor mais popular para as principais marcas. Pensa-se que ele coloca as pessoas à vontade, pois lembra o céu e o oceano. O azul também está associado à confiança, segurança e confiança que fazem uma grande combinação para as marcas que querem estes elementos em sua mensagem.

Código de cores: confiável, confiável, seguro, responsável, confiante

Verde

O verde é uma cor que é sinônimo de calma, segurança e frescor. Suas várias tonalidades podem criar uma identidade de marca única para sua empresa. O verde tende a ser associado à saúde juntamente com os sentimentos de paz e serenidade.

Código de cores: Riqueza, saúde, prestígio, serenidade, generosidade, segurança.

Amarelo

O amarelo é uma escolha de cor popular para marcas que querem evocar um sentimento de positividade em sua identidade. Sua associação com o sol em suas diferentes sombras traz à tona esperança e otimismo. O amarelo também se destaca entre outras cores, o que torna uma identidade de marca amarela criativa e atrativa.

Código de cores: positividade, luz, calor, motivação, criatividade, felicidade…

Laranja

O laranja é a cor ideal para marcas que querem misturar o otimismo e o brilho do amarelo com a paixão e a energia do vermelho. É uma cor criativa e alegre que evoca uma sensação amigável e aventureira.

Código de cores: vitalidade, diversão, lúdico, exuberante, extrovertido.

Marrom

Marrom representa a simplicidade terrestre e geralmente é preferível refletir a estabilidade e a força. É reconfortante em sua simplicidade e é preferida por marcas que querem ser clássicas e confiáveis, sem proceder a movimentos ousados. O marrom está associado à terra e também pode lembrar as pessoas da sujeira, por isso é necessário que haja um uso cuidadoso dela, especialmente se ela se destacar como a cor principal de uma marca.

Código de cores: terra, natural, simplista, durável, reconfortante.

Preto

O preto é outra opção de cor popular para as marcas e tende a ser uma das opções mais clássicas. É clássica e sofisticada e pode fazer sobressair a identidade de uma marca. Parece funcionar perfeitamente com produtos de luxo, misturando os elementos clássicos e poderosos. O preto é uma das cores que pode ser combinada com outras para acrescentar uma emoção mais forte, sem perder o apelo clássico.

Código de cores: Prestígio, valor, intemporalidade, sofisticação, poder

Branco

O branco representa simplicidade, pureza e também limpeza. Estas três tornam-na extremamente popular no setor da saúde, no ramo da limpeza, mas também nos negócios relacionados às crianças. O White também pode trazer um sentimento de confiança ao se aproximar da pureza e da simplicidade.

Código de cores: puro, nobre, limpo, macio

Seguindo em frente

É útil entender a psicologia de cada cor ao criar a identidade de sua marca. Sua escolha de cor pode construir a estética de sua marca ao mesmo tempo em que o aproxima de seu público-alvo. Use as cores que destacarão os pontos fortes de sua marca, evocando os sentimentos certos para o público certo.