Delivery de alimentos tende a aumentar em 2023
Mesmo com os impactos econômicos que a pandemia causou, houve aumento no delivery. Os pedidos por comida, nesse formato, teve um alto índice de crescimento no Brasil e a expectativa é aumentar ainda mais em 2023.
Uma pesquisa feita pela consultoria Kantar, da Inglaterra, revelou que o Brasil é um dos países que está se recuperando mais depressa contra os impactos da pandemia.
Segundo a Kantar, o delivery no Brasil saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022. E a pesquisa feita pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) mostra que a expectativa é de que o delivery cresça em torno de 7,5% neste ano.
De acordo com a Kantar, no ano passado, 32% dos brasileiros disseram pedir comida uma vez por semana, sendo que, em 2020, esse percentual era de 28%. Essa mesma pesquisa classificou esse comportamento como “Heavy Buyer“ (os “compradores pesados”).
Uma análise feita em toda a América Latina constatou que esse tipo de consumidor cresceu 66%. E quando se refere ao Brasil, o número de Heavy Buyers cresceu de 15% em 2020 para 28% em 2022, e 32% dos brasileiros optam pelo delivery de uma a três vezes por mês.
O perfil do público que pede delivery
Kantar também aponta que o perfil principal de consumidor que compõe esses dados é de jovens entre 25 a 34 anos, que moram em grandes cidades. Entre esses, 75% das compras realizadas são com descontos e uso de programas de fidelidade.
Essa análise da Kantar mostra que 70% dos brasileiros compram por conveniência e 55% dos que têm maior poder aquisitivo decidem experimentar novos pratos. E quando se trata de uma análise mundial, as principais razões de realizarem compras de comida pelo delivery, a Kantar afirma que:
– 25% alegam que escolhem o delivery para não ter que cozinhar em casa;
– 15% preferem fazer suas refeições na comodidade do lar, ao invés de ter que ir ao restaurante;
– 12% consideram uma forma de se dar um mimo;
– 12% porque o/a parceiro/a (ou filho/a) sugeriu;
– 10% desejam experimentar variedades de pratos;
– 9% querem comer algo que não sabem preparar.
A pesquisa da consultoria Kantar afirma também que a culinária preferencial ao redor do mundo é a culinária de países ocidentais, como é o caso da pizza e do hambúrguer, já que representa o número de pedidos de 47% da população mundial e 65% dos brasileiros. Além disso, 35% preferem comida chinesa, japonesa, tailandesa e coreana.
As perspectivas para aumento no delivery em 2023
Segundo o Mercado & Consumo, uma das principais tendências para 2023 é o crescimento do “snacking behavior” (os que preferem lanches), focado em um tipo de público que faz várias pausas para lanches ao longo do dia, ao invés de focar apenas nas refeições principais, como almoço e jantar. O perfil de público é aquele que está trabalhando home office ou híbrido, e um público mais jovem de todas as classes sociais.
E, no ponto de vista da consultoria Galunion, o veganismo, a sustentabilidade e a alimentação saudável seguem em alta, só que agora, com um tipo de comida que traz conforto e o resgate do prazer de comer, além de preços acessíveis e a manutenção das práticas de higiene.
Crescimento do delivery e as embalagens
Com o aumento no delivery, é necessário estar atento à forma de entrega. Além dos ingredientes e do preparo, as embalagens certas são importantes para conquistar os clientes e despertar neles o desejo por novos pedidos.
Os sacos e sacolas são os protagonistas nas entregas e, além deles, as caixas, marmitas e adesivos. Ao escolher essas opções, veja o que combina melhor com seu perfil de negócio e com sua marca. Se precisar de ajuda, a MultiCaixasNet é especialista de mercado e pode te ajudar a escolher seu modelo ideal. Conte com a ajuda do time pelo número: (11) 97189-0503.
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Matéria com informações de: Portal Comunique-se