Como lucrar em 2023: Principais datas do comércio

Como lucrar em 2023: Principais datas do comércio

Um novo ano representa, como esperamos, uma nova oportunidade de crescimento e de aprendizado. Também é, ao mesmo tempo, período de planejamento e de traçar estratégias. Por isso, confira aqui quais são as principais datas do comércio.

Seja qual for seu ramo de negócio, fique atento às datas comemorativas que fazem a economia circular. Confira o forte para campanha mês a mês:

Janeiro

4 –  Dia Nacional do Espaguete

6 – Dia Nacional da Gratidão / Dia de Reis  

7 – Dia do Leitor

18 – Dia Internacional do Riso

22 – Ano Novo Chinês

26 – Dia da gula

30 – Dia da Saudade / Dia nacional das histórias em quadrinhos

Dicas: planeje seu estoque de produtos e, para mais embalagens, consulte a MultiCaixasNet.

Nesse período estão em alta os materiais escolares, papelaria, tênis e mochilas.

Datas como o Dia da Saudade podem ser úteis para retomar o contato com clientes que “sumiram”.

Fevereiro

4 – Dia mundial contra o câncer

14 – Valentine’s Day

17 – Dia Mundial do Gato

19 – Dia do esportista

21 – Carnaval

Dicas: A alta do Carnaval atinge diversos setores, como itens de festa, cosméticos, bebidas, viagens, etc.

O Valentine’s Day, que é o Dia dos Namorados nos EUA, ganha cada vez mais força e impacta alguns segmentos.

Março

8 – Dia Internacional da Mulher

11 – Dia da Pipoca

15 – Dia do consumidor

20 – Dia Internacional da Felicidade / início do outono

21 – Dia nacional do pão francês / Dia mundial da poesia

22 – Dia mundial da água

27 – Dia do Circo / Dia mundial do teatro

31 – Dia da saúde e nutrição

Dicas: O foco deste mês, para a maioria das empresas, está no Dia do Consumidor. Ela pode impactar a semana toda. O início do outono é especial para o segmento da moda.

Abril

7 – Sexta-feira Santa

9 – Páscoa

14 – Dia mundial do café

19 – Dia do Índio

21 – Tiradentes

22 – Descobrimento do Brasil / Dia da Terra

23 – Dia Mundial do Livro

28 – Dia da Educação

29 – Dia Internacional da Dança

Dicas: Aproveite para lucrar com as vendas de Páscoa, especialmente chocolates e doces. Em abril também acontece a Semana do Frete Grátis, a última do mês, para quem trabalha com e-commerce.

Maio

1 – Dia do trabalho / Dia da Literatura Brasileira

8 – Dia Nacional do Turismo

14 – Dia das Mães

15 – Dia Internacional da Família

22 – Dia do Abraço

24 – Dia Nacional do Café

28 – Dia do hambúrguer

Dicas: O Dia das Mães é o ápice de vendas esse mês. Há datas também interessantes para o setor de alimentação, como o dia do café e do hambúrguer.

Junho

3 – Dia mundial da bicicleta

5 – Dia da ecologia / Dia mundial do meio ambiente / Dia nacional da reciclagem

8 – Corpus Christi

12 – Dia dos Namorados

13 – Dia do Turista / Dia do doador de sangue

18 – Dia da imigração japonesa

21 – Início do inverno

24 – São João, Festa Junina

Dicas: Em junho chegam as festas juninas, que são interessantes para diversos setores. As marcas e empresas com tema sustentável podem aproveitar o Dia do Meio Ambiente. O início do Inverno afeta os setores de vestuário, alimentação, decoração e mais.

Julho

5 – Dia da gastronomia mineira

7 – Dia Mundial do chocolate

10 – Dia da Pizza

13 – Dia do Rock / Dia do Cantor

19 – Dia da Caridade / Dia Nacional do Futebol

20 – Dia Nacional do biscoito

26 – Dia dos Avós

29 – Dia da Lasanha

30 – Dia Internacional da Amizade

Dicas: No Dia da Amizade, crie combos de “compre 1 leve 2”. O setor de alimentação tem várias datas temáticas para aproveitar em campanhas.

Agosto

4 – Dia Internacional da Cerveja

11 – Dia do Estudante

13 – Dia dos Pais

15 – Dia dos solteiros / Dia da informática

Dicas: O Dia dos Pais movimenta o comércio em vários segmentos, aproveite! O dia do Estudante é interessante para livrarias, cursos, eletrônicos, etc.

Setembro

5 – Dia do irmão / Dia da Amazônia

7 – Independência do Brasil

9 – Dia do cachorro-quente

13 – Dia nacional da cachaça

15 – Dia do cliente

22 – Início da Primavera / Dia do sorvete

Dicas: Nesse período ficam em alta os setores de jardinagem, decoração e a procura por ar-condicionado e ventiladores.

Outubro

4 – Dia dos animais

12 – Dia das Crianças

15 – Dia do Professor

31 – Halloween

Dicas: Outubro também é marcado por ações do outubro rosa. O Dia das Crianças e o Halloween são grandes oportunidades para se vender mais.

Novembro

1 – Dia Mundial Vegano

2 – Finados

13 – Dia Mundial da Gentileza

15 – Proclamação da República

19 – Dia da bandeira / Dia do empreendedorismo feminino

20 – Dia da Consciência Negra

21 – Dia mundial da televisão

23 – Dia mundial de ação de graças

24 – Black Friday

27 – Cyber Monday

Dicas: uma campanha forte é a do “Novembro Azul”. Nesse período já sobem as vendas devido ao 13º salário. Foque nas estratégias para a Black Friday.

Dezembro

21 – Início do verão

25 – Natal

31 – Reveillon

Dicas: além das vendas de Natal, o setor de turismo ganha força, aproveite essas oportunidades.